Como cozinhar cuscuz com suas propriedades úteis

Você notou repetidamente nas prateleiras desses cereais amarelos de grãos finos. Talvez eles até tenham virado as mãos e os colocado de volta, porque não conseguiam pensar no que fazer e como ele era cozido. Este material permitirá que você conheça este produto maravilhoso e muito útil..

cuscuz с овощами

Em seu núcleo, o cuscuz é o mesmo grumos de trigo. Inicialmente foi recebido, tomando painço como base. Mas agora o cuscuz que você vê na loja é feito de semolina, que é um derivado do trigo duro..

Os grãos de semolina pulverizados são polvilhados com água, polvilhados com farinha e usando um método de agitação, os grãos são enrolados em pequenas bolas. Os grãos obtidos são mantidos acima do vapor, depois secos e embalados. Anteriormente, era um trabalho duro, que envolvia mulheres rurais, mas no nosso século todo esse processo é totalmente automatizado.

A origem do cuscuz

O método de preparação deste produto teve origem na África, na sua parte norte. Lá, para a fabricação de cuscuz, apenas painço foi usado (todos nós conhecemos o pshenka). Se for objetivo, então pode preparar-se de qualquer cereal finamente dividido. Apenas na África, o painço é o tipo mais comum de cereal..

cuscuz на сковородеPor analogia com o crupe, o nome “cuscuz” também era dado a um prato feito em sua base. Este prato era muito popular entre os nômades do deserto, porque o cuscuz era conveniente de transportar, podia ser armazenado por um longo tempo e preparado muito rapidamente..

Ao mesmo tempo, sendo um prato muito satisfatório. O resto dos africanos também era muito estimado – o prato era barato, mas rapidamente e permanentemente saturado. E ainda, nos países africanos, o cuscuz é o prato mais comum. No entanto, em cada país o processo de sua fabricação é diferente.

Por exemplo, no norte da Argélia ela é preparada apenas com trigo duro, mas no sul eles usam variedades moles e o trigo é misturado com cevada e centeio. Além disso, na Argélia, levedura, manteiga e açúcar são adicionados ao cuscuz. Eles também podem adicionar ovos para saciedade e melhores propriedades de ligação. Mas na Tunísia, grãos de tamanhos diferentes são usados, adicionando azeite a eles.

Cuscuz é útil e prejudicial

cuscuz с тыквойPrimeiro de tudo, este cereal é notável pelo seu alto teor de cobre, a porção de 100 gramas é capaz de cobrir um quarto do consumo diário deste elemento, e também contém zinco, potássio, manganês, fósforo e ferro..

Este cereal é rico em vitaminas do grupo B. Mas não é necessário que as pessoas que o acompanham se envolvam – 376 calorias por 100 gramas do produto, e você deve levar em conta o que vai comer cuscuz – suplementos também adicionarão valor à energia.

O uso de cereais

O consumo regular deste cereal pode reduzir o risco de diabetes. Ao mesmo tempo, o consumo deste produto irá diminuir o colesterol no sangue.

As vitaminas do grupo B reduzem a fadiga e melhoram o sono. Mas para isso você não deve cozinhar cuscuz, senão não haverá vitaminas. É melhor usar pares para esse propósito..

Se você tem uma hemoglobina baixa, então é necessário introduzir este cereal na dieta, ele melhorará significativamente a situação. Será útil ao cuscuz e às mulheres, normalizando gentilmente sua saúde..

Se você tiver problemas com o estômago e intestinos, você também deve consumir pratos de cuscuz, e logo você experimentará melhorias. A garupa fortalece os músculos do coração, apoia o cérebro e melhora a condição das articulações..

Incluindo cereal em sua dieta semanal, você pode facilmente perder seu peso, porque o cereal tem a capacidade de rapidamente saturar o corpo. Mas não consuma isso com muita frequência e muito, senão você enfrentará o efeito oposto..

Quem pode prejudicar o cuscuz

  1. Pessoas alérgicas a cereais e seus derivados;
  2. Pessoas que sofrem de diabetes e problemas de tireóide – antes de entrar em crupe na dieta, você deve procurar aconselhamento do seu médico;
  3. Ter um maior grau de obesidade. É aconselhável consultar com este nutricionista..

Como cozinhar cuscuz

Se você usar um cuscuz de cuscuz, prepare-o facilmente:

cuscuz с оливками

  • Despeje um copo de cereal no recipiente;
  • Despeje a quantidade de água fervente indicada na embalagem;
  • Deixe fermentar por 5 minutos sob a tampa;
  • Adicione sal e manteiga a gosto, misture.

Tudo, o saboroso prato está pronto. Você também pode ferver o cuscuz em água fervente por alguns minutos, em vez de cozinhar. Adicionando canela vai dar o prato um ótimo sabor..

Você pode cozinhar esse cereal sozinho. Para fazer isso, você precisará de sêmola, farinha e água..

  1. Pegue um prato grande e coloque uma camada uniforme de semolina sobre ele;
  2. Umedeça o cereal com água com uma pequena quantidade de sal e polvilhe com farinha;
  3. Role manualmente as bolas da mistura;
  4. Deixe-os secar.

O cuscuz a vapor é o mais delicioso. Há pratos especiais para isso – Borma, que é um recipiente com outra tigela com furos inseridos. Você pode usar um banho-maria.

É em beliches que se obtém o cuscuz mais perfumado e saboroso, porque a carne é cozida no recipiente inferior e o cuscuz é embebido no vapor superior. Mas mesmo em um fogão lento, este cereal pode ser preparado adequadamente.

Pratos deliciosos com cuscuz de cuscuz: receitas com fotos

Cuscuz com carne de porco em um fogão lento
Como правильно готовить кус-кус с сохранением его полезных свойств
Ingredientes Número de
cuscuz de cuscuz 250 g
carne de porco 500 g
cenoura 1 pc.
cebolas 1 pc.
alho cravo
coentro beliscar
sal a gosto
Tempo de cozimento: 60 minutos Calorias por 100 gramas: 140 kcal

Como cozinhar:

Na tigela principal da multicozinha coloque a carne, cortada em pedaços de tamanho médio;

adormecer свинину

Despeje a água, de modo que ela derramou carne em algum lugar 1-2 centímetros;

Adicione o alho picado, coentro, sal, misture;

adicionar овощи

Defina o modo de “extinção”, definindo o temporizador para 30-40 minutos (há multicozinhas, em que o tempo mínimo é de uma hora, em seguida, defina-o para o mínimo e, após o tempo especificado, desligue a máquina);

Enquanto a carne estiver a ferver, rale as cenouras num grande ralador e frite-as com as cebolas numa frigideira até ficar meio cozida;

Após o tempo previsto, adicione o assado à carne e mexa. Despeje o cereal por cima, sem necessidade de misturar;

guisado овощи

Feche o multicooker e defina o programa “Steaming”, ativando o temporizador por 5-10 minutos;

próximo мультиварку

Com o tempo, o prato está pronto. Você pode apreciar o seu sabor..

cuscuz готов

Pratos laterais de cuscuz

Como acompanhamento, o cuscuz é um cereal verdadeiramente versátil. O fato é que o sabor do cuscuz em si não é muito expressivo, pois permite combiná-lo com praticamente qualquer combinação de produtos..

Os acompanhamentos mais populares com cuscuz são combinações de cereais com vários vegetais. Além das já mencionadas cenouras e cebolas, você pode usar outros aditivos.

Receita rápida de enfeite

Este prato é perfeito para um tempo muito curto para cozinhar o jantar depois de um dia atarefado no trabalho..

  • 1 xícara de cuscuz;
  • 1 pacote de mistura congelada (melhor de tudo, em que há feijão verde, cenoura e milho);
  • Sal e especiarias a gosto;
  • Óleo de girassol.

Como cozinhar:

cuscuz со свининой

  1. Deite uma pequena camada de óleo na panela;
  2. Despeje um pacote de mistura, cubra com a tampa e cozinhe por cerca de cinco minutos, mexendo ocasionalmente;
  3. Em seguida, despeje a quantidade necessária de água (indicada na embalagem com cereais) na panela, para os legumes, leve a água para ferver;
  4. Em seguida, despeje o cereal e feche a tampa da panela. Desligue o fogo, dando a garupa insistente. Se você quiser ter um prato quebradiço, então o cuscuz deve ser periodicamente mexido com um garfo..

Prato Rápido Pronto!

Cuscuz com queijo e tomate

Outra opção de cozimento rápido é um acompanhamento..

  • 250 g de cuscuz;
  • Um par de tomates grandes;
  • Queijo (parmesão) – 100 g.

Processamento culinário:

  1. Prepare uma base de cuscuz com vapor, como indicado na embalagem;
  2. Adicione os tomates picados, misture;
  3. Polvilhe cuscuz quente com queijo ralado.

Este prato serve para qualquer tipo de carne..

Numa nota

Em geral, cuscuz é combinado com qualquer legumes, especialmente será bom com abobrinha e cebola, mas outros o farão uma companhia digna, para lhe agradar com um gosto interessante..

Cuscuz vai muito bem com frutos secos e nozes. Frutos secos terão que pré-derramar água fervente..

Hortelã, tomilho, manjericão, manjerona, orégano e tomilho – estas ervas complementam muito bem o cereal e dão-lhe um aroma e sabor inesquecíveis.

Como acompanhamento de cuscuz adequado para qualquer carne e peixe.

Então você aprendeu o que é um cuscuz, como e com o que cozinhá-lo. Portanto, da próxima vez, não tenha medo de comprar este cereal, e corajosamente tome e encante a si e aos seus entes queridos com pratos novos e saborosos..

Sinta-se livre para experimentar, porque este cereal pode ser combinado com uma variedade de produtos, em qualquer caso, você terá um prato delicioso. E o fato de que o cuscuz pode ser cozido muito rapidamente dá uma vantagem enorme, porque muitas vezes acontece que de pé no fogão não tem tempo ou é simplesmente relutante.

E este prato rápido não só irá saturá-lo por muito tempo, mas também enriquecerá o corpo com vitaminas e minerais essenciais..

Loading...