Cozinhar em casa: receitas passo a passo

Braga – a mais antiga de todas as bebidas intoxicantes eslavas conhecidas. Ele foi colocado em fermentação antes mesmo do aparecimento de luar e vodka. E se nas regiões do sul, onde as uvas eram cultivadas em todos os lugares, variedades doces de frutas e frutas variadas, a produção de vinho florescia, então os eslavos do leste só tinham mosto.

Mesmo na Idade da Pedra, nossos ancestrais notaram que, se você deixar qualquer suco doce em um recipiente por muito tempo, ele fermentará e se transformará em uma bebida espumante, lamacenta e, o mais importante, com baixo teor de álcool..

Clássico брага для самогона

A receita para purê caseira (bem como muitas receitas que ganharam fama mundial) foi obtida por acaso, mas através de vários experimentos e muitas transformações e melhorias atingiram o nosso tempo e se tornou bastante popular.

A principal condição para o processo de fermentação é a completa ausência de oxigênio. Só então as moléculas de açúcar se dividem em dois componentes – o dióxido de carbono e, que é o resultado final, o álcool.

O primeiro desses processos interessou Antoine Lavoisier – um químico francês. Mais tarde, no estudo da levedura, ficou provado que a fermentação não é senão o resultado da atividade vital das células de levedura vivas..

Processo Preparatório

Um dos principais elementos constituintes da bebida caseira para o luar é o açúcar. O resultado final da bebida depende diretamente de sua qualidade..

Se o açúcar é ruim, o gosto desagradável e o cheiro do cérebro são garantidos. Por outro lado, é possível experimentá-lo: um açúcar diferente dá um sabor diferente à bebida final – bebida alcoólica.

Não menos importante é a água. Deve ser limpo, beber, ferver, em caso algum ser impossível – deve haver oxigênio na água.

A próxima etapa é a escolha da levedura, sem que a bebida caseira de alta qualidade não funcione. Existem várias variantes deste produto, a principal coisa a lembrar é que cada um deles tem suas próprias características:

  • Padaria. Adequado para cana-de-açúcar clássica, mas a produção não será superior a 10% de álcool;
  • Alcoólatra. Por cento de álcool 18, mas há uma grande quantidade de impurezas;
  • Para uísque. Com eles, prepare o mosto do grão;
  • Wine. Deles prepare uma mistura de frutas. O resultado é um rendimento bastante grande de álcool e a quantidade mínima de impurezas..

Levedura свежие и сухиеAlém da levedura, é possível usar outras substâncias minerais, por exemplo, grãos previamente cozidos ou pretos (secos). Importante: para 10 litros de cerveja, 1 kg de outros componentes são adicionados..

Outro ponto de preparação preliminar será a seleção de um recipiente adequado. Existem três regras básicas: o recipiente deve ser profundo, limpo e deve ser hermeticamente fechado.

A última regra é básica – o dióxido de carbono não deve sob nenhuma circunstância.

Receita clássica passo a passo
Cozinhar браги для самогона: пошаговые рецепты
Ingredientes Número de
Levedura prensada 400 g (o cálculo do seu volume é feito a partir da quantidade de açúcar para o mosto: por 1 kg – 100 g de fermento prensado ou 6 kg – 100 g de fermento seco)
Açucar 100 g
Água 0,5 l
Açúcar para o mosto 4 kg
Água para o mosto 4 l
Tempo de cozimento: 10080 minutos Calorias por 100 gramas: 186 kcal

Há uma receita clássica básica para preparar a casa feita a partir de açúcar. É na sua base que várias opções são possíveis..

Cozinhando:

  1. Prepare o fermento. Em água morna (0,5 l) adicione açúcar (100 gramas), certifique-se de que se dissolve. Em seguida, relate o fermento. A composição é levada para um lugar quente, mexendo ocasionalmente, apenas por algumas horas. Assim que a formação de espuma ativa começa, a mistura é adicionada ao mosto;
  2. Para preparar o mosto: dissolver diligentemente o açúcar com água à temperatura ambiente. Se a composição do volume levar menos, Braga não “amadurece”;
  3. Tendo verificado a prontidão do fermento, combine-os com o mosto. Em seguida, deixe tudo para fermentar em uma faixa de temperatura de 20 a 35 graus. É importante lembrar que, com a fermentação ativa, o calor começa a ser liberado e, com um forte aquecimento, todas as substâncias necessárias morrerão, de modo que o processo deve ser controlado;
  4. Alguns tipos de levedura produzem uma espuma muito forte, então você não pode encher a capacidade existente até o final, você precisa deixar espaço livre para fermentação. Mas se isso aconteceu, você pode resgatar a espuma com pão seco ou biscoitos batidos. Todo o processo dura 3-14 dias. Mas o mash de longa data recebe uma grande quantidade de impurezas. O tempo ideal para prontidão é de 7 dias;
  5. Na determinação final da prontidão, os mestres são guiados pela ausência de liberação de gás carbônico, clarificação do líquido e formação de um sedimento de levedura;
  6. A questão de se drenar ou não derramar o sedimento antes da destilação do luar é bem simples: o sedimento contém uma boa quantidade de álcool e, quando é removido, o rendimento do álcool na bebida final será muito menor..

Braga в процессе приготовления

Possível não conformidade com a tecnologia leva a certas dificuldades. Por exemplo:

  1. Um tempo muito longo de fermentação. Isto acontece quando as condições de temperatura exigidas não são observadas, quando são utilizados ingredientes de baixa qualidade ou quando não são suficientes;
  2. Após o final da fermentação, a bebida ainda mantém sua doçura. Este é o resultado do não cumprimento de proporções, caso em que é necessário adicionar levedura;
  3. Se, após o término do processo de fermentação, não for possível alcançá-lo imediatamente no luar, é possível separá-lo para mantê-lo na geladeira por algumas semanas em um recipiente selado. Mas, na verdade, isso é indesejável – é provável que o mosto azeda..

Um resultado positivo é considerado se 1 kg de mosto é obtido a partir de 1 kg de açúcar, enquanto sua força deve ser de 50%..

Recomendamos que você analise todas as etapas de criação desta receita no videoclipe abaixo:

Braga em levedura de álcool

A receita da boa bebida para o luar em levedura contém os seguintes ingredientes:

  • Açúcar – 6 kg;
  • Água – 23 l;
  • Levedura de álcool – 100 g em forma seca ou 500 g em prensado.

Cozinhando:

  1. Aqueça até 30 graus de água;
  2. Misture o açúcar e a água, e é nessa sequência. Açúcar deve tudo dissolver;
  3. Em uma pequena quantidade de xarope (cerca de 1 l) dilua o fermento. Deixe uma hora em uma sala escura até que a espuma apareça;
  4. Introduzir o fermento com xarope no recipiente principal. Coloque um selo d’água;
  5. Coloque o recipiente com o bragi em uma sala escura e quente. Não deve haver quedas de temperatura..

O processo durará cerca de 10 dias. Em seguida, retire do sedimento, esclareça, ultrapasse. Todo o processo de fazer uma bebida dessas pode ser visto na história em vídeo:

Receitas adicionais para preparar em casa

De trigo

Existe um grande número de métodos para fazer açúcar caseiro para preparar em casa, receitas para todos os gostos e possibilidades financeiras..

Uma dessas receitas é a Braga feita de trigo, a bebida final é suave, leve e de bom gosto..

Uma característica distintiva da bebida feita de trigo é a ausência de fermento na receita, que é substituída por malte de trigo. A chave para o sucesso será a boa qualidade do ingrediente principal – grãos de trigo (eles devem estar secos, intactos, com uma vida útil de menos de um ano)..

Ingredientes:

  • Açúcar – 4 kg;
  • Trigo de grão – 4 kg;
  • Água potável – depende da capacidade dos pratos (quantidade recomendada – 30 l).

Cozinhando:

  1. Um quarto do trigo (1 kg) é despejado no recipiente selecionado, nivelado, coberto com água 6 cm acima do nível do grão. Cubra com uma tampa, reserve por dois dias para a germinação em um lugar não muito quente;
  2. Quando pequenos brotos aparecem, 0,5 kg de açúcar adormece. As mãos estão bem misturadas, se a massa for muito grossa, você pode adicionar água, mas não muito. Em seguida, o gargalo é envolto com gaze e guardado por 10 dias, mas em um lugar quente;
  3. O fermento obtido pelo método anterior é vertido em um recipiente de vidro e o trigo restante é adicionado – 3 kg, açúcar – 3, 5 kg, tudo é derramado com água (deve ser um pouco acima da temperatura na sala);
  4. No pescoço, usam uma luva médica de borracha com um pequeno orifício ou instalam um selo de água. Faixa de temperatura de 18 a 24 graus, o tempo de fermentação – 10 dias;
  5. No final do período requerido, a luva deve esvaziar e agora o brago precisa ser destilado. O trigo restante no sedimento é adequado para uso mais três vezes..

Caseiro квасNós oferecemos-lhe para preparar um kvass refrescante com suas próprias mãos. Como fazer kvass real em casa: receitas comprovadas. Esqueça a sede!

Leia como fazer cidra de maçã aqui. Vinho aromático é útil para as férias!

Receitas de mel de dente de leão são descritas aqui. No final de abril, eles começarão a florescer ativamente. Não perca o momento!

No amido

Muitos estão procurando maneiras de acelerar a fermentação. E existem tais métodos – adicione enzimas ou ativadores especializados para acelerar. Mas os amantes da oferta natural acelerando o processo com a ajuda do amido, o período de maturação é reduzido para metade.

Ingredientes:

  • Amido de batata – 10 kg;
  • Água potável – 20 l;
  • Açúcar – 1 kg;
  • Levedura prensada – 500 g.

Amido derramar o mais fino fluxo, como na gelatina, água. A temperatura da mistura não deve exceder 22 graus.

O açúcar é gradualmente introduzido, seguido de levedura. Tempo de fermentação – 5 dias, mínimo 3.

Então você pode ultrapassar. A massa final da bebida – 11 litros.

Em ervilhas

Ingredientes: Ervilha

  • Creme de leite – 200 g;
  • Levedura prensada – 300 g;
  • Ervilhas sem casca – 2 kg;
  • Bom açúcar – 7 kg.

Uma lata grande com uma tampa apertada nos ombros (deixando espaço para a fermentação) é derramada com água logo acima da temperatura na sala. Então você precisa derramar ervilhas, seguido de fermento, e, depois de cerca de uma hora, o açúcar.

Em seguida, despeje o creme azedo. Em seguida, feche a tampa e reserve por 3 dias..

Opções alternativas de cozimento

Considere as receitas de comida caseira mais tradicional de componentes típicos e não exatamente..

De jam

Ingredientes:

  • Jam (fermentado necessariamente) – 6 l;
  • Água morna – 30 litros;
  • Levedura prensada – 200 g;
  • Açúcar – 3 kg.

Garrafas с брагой из варенья

Preparação: Jam bem diluído com água. Primeiro adicione o fermento, depois do açúcar.

Reserve por 5 dias. A massa final da bebida de geléia – 6 l.

Em maçãs

Ingredientes:

  • Se as maçãs são inteiras – 30 kg, se já esmagadas – 10 kg;
  • Água morna – 20 litros;
  • Levedura seca – 100 g;
  • Açúcar – 4 kg.

Fatias яблокPreparação de uma bebida caseira de maçã para moonshine: cortar e descascar maçãs cortadas em pequenos pedaços, certifique-se de cortar as partes podres.

Então eles são esmagados ainda mais fortes, mas não amassados.

Como uma ferramenta de ajuste de britador, ralador, liquidificador. O resultado deve ser 10 litros de composição de maçã.

A relação açúcar / água deve inicialmente ser de 1: 5, qualquer que seja a quantidade de ingredientes.

Levedura para secar melhor para evitar a acidificação. Mas se você não gosta do cheiro específico, você pode tomar levedura de vinho.

De açúcar e água, ferva o xarope, esfrie e adicione ao wort de maçã, misture.

Antes de adicionar o fermento à mistura, eles devem ser colocados em uma pequena quantidade de água morna e colocados em um lugar quente por 20 minutos..

Além disso, todos os componentes da receita para se conectar. Tal bebida está sendo preparada para moonshine em fermento seco até 21 dias, mas usando fermento de padeiro será suficiente 10.

Oferecemos para estudar em detalhes o vídeo sobre a preparação da bebida caseira de maçã para moonshine:

Em uvas

Ingredientes:

  • Bagaço de uva é sobre um balde de 10 litros;
  • Açúcar – 5 kg;
  • Levedura prensada – 100 g;
  • Água morna potável – 30 l.

Preparação: bagaço de uva é derramado com água, outros componentes são adicionados, misture bem. Separe por 7 dias. A massa final da bebida – 7 l.

Beterraba

Ingredientes:

  • Beterraba sacarina – 1 kg; Beterraba брага
  • Açúcar de boa qualidade – 6 kg;
  • Água limpa e quente – 10 litros;
  • Levedura prensada – 500 g.

Preparação: beterrabas descascadas são esfregadas com um ralador e fervidas. Enquanto as beterrabas estão quentes, a água é adicionada, a temperatura deve ser de 25 graus como resultado..

Adicione fermento dissolvido em água morna para beterraba, adicione o açúcar. Reservar por 4 dias.

Beterraba deve cair completamente para o fundo. Destilado duas vezes, antes deste mix de purê.

Questões emergentes

Há situações em que os novatos se deparam com o fato de que o mash não quer vagar de forma alguma, ou esse processo é muito fraco. Pode haver vários motivos:

  • O processo de fermentação já acabou. Precisamos verificar as datas;
  • Braga no amido vai vagar mal devido à falta de açúcar. É necessário moer e adicionar malte;
  • Temperatura insuficiente alta ou muito alta do lugar onde o puré amadurece;
  • Não é fermento suficiente. Dilua a levedura seca em água e adicione ao purê.

Recomendações para esclarecimentos

Clareamento самогона

Às vezes, o mosto a ser destilado é clarificado para que as partículas de sedimentos não queimem. Existem várias maneiras de remover o mash do sedimento e estabilizar.

Antigamente, isso era feito com a ajuda do congelamento de luz e remoção mecânica de sedimentos. Gelatina, cerveja forte e cal foram usados ​​para isso. Os atuais fabricantes de luar estão recorrendo a métodos mais modernos:

  • Com o uso de bentonita – argila absorvente. Dilui-se 1: 5 com água, reserve para inchar por 4 horas. Em seguida, você precisa drenar a água, diluída com uma pequena quantidade da bebida, em seguida, despeje toda a braga. Após a limpeza, a bebida é drenada, remova o precipitado. É importante lembrar – o sedimento não é drenado para o sistema de esgoto, o concreto tem uma tendência a cimentar e formar engarrafamentos;
  • Usando um filtro de imprensa. Esta máquina funciona sob pressão e usa papelão como filtro..

Uma das perguntas mais freqüentes é quanto tempo o mosto permanece após a fermentação? À temperatura ambiente, a temperatura habitual é de até 3 dias..

Se você guardá-lo em um porão frio ou apenas em uma geladeira, o prazo será estendido para algumas semanas. O não cumprimento destes prazos irá simplesmente azedar.

Por fim, sugerimos que você se familiarize com outra receita de vídeo para preparar uma bebida caseira caseira. Desta vez será de uma mistura de frutas e bagas com xarope invertido:

Loading...