Características da nutriz nutricionista mãe no primeiro mês de vida do bebê

Quando uma mulher se torna uma jovem mãe, toda a sua vida começa a girar em torno de um pequeno caroço, que traz felicidade para a casa com sua aparência. E eu quero que o período de desenvolvimento da criança corra bem, sem doenças.

Portanto, uma jovem mãe deve entender que o desenvolvimento de seu bebê no primeiro mês de sua vida depende da nutrição que ele receberá..

Especial питание кормящей мамы

E como sua nutrição está diretamente relacionada à nutrição da mãe, é necessário abordar com responsabilidade a escolha do cardápio desde os primeiros minutos de vida do bebê..

Nutrição mãe de enfermagem – a garantia de saúde do recém-nascido

Quando um bebê nasce, a primeira coisa que prova é o colostro materno, que será alocado nos primeiros 2-3 dias. Ele atua como um estágio intermediário no caminho para alimentar o bebê com leite e é a fonte mais importante de obter todos os elementos necessários para um maior desenvolvimento..

O desenvolvimento harmonioso do recém-nascido é em grande parte devido à qualidade do leite materno consumido. Portanto, a composição do leite é muito importante e depende da escolha de produtos de alta qualidade e necessários..

O leite de uma mulher que amamenta contém proteína, gordura, açúcar, sal, vitaminas e tudo isto satisfaz as necessidades correspondentes da criança. Também contém alguns hormônios, corpos protetores e enzimas necessários para o recém-nascido processar alimentos..

Portanto, uma jovem mãe deve aderir aos princípios da nutrição adequada para garantir o desenvolvimento saudável do bebê..

A escolha certa de produtos para uma mulher de enfermagem

A seleção de produtos para mães que amamentam deve ser feita levando-se em conta as necessidades do corpo e a provisão completa de seus nutrientes. Ela precisa comer comida fresca e orgânica..

Para que o bebê receba a quantidade necessária de substâncias úteis, é necessário usar todos os principais tipos de produtos:

  • Carne, aves de capoeira, peixe;
  • Pão, cereais; Seleção продуктов на первое время после родов
  • Frutas e legumes;
  • Leite;
  • Requeijão e laticínios;
  • Queijo;
  • Óleo vegetal, creme, azeitona;
  • Ovos.

No entanto, você deve seguir a regra da “média dourada”. Comida não deve ser abusada, tem tudo, mas pouco a pouco.

Novos produtos são introduzidos na dieta de uma jovem mãe com grande cuidado. Recomenda-se manter um registro de quando e qual produto foi administrado, de modo que ao primeiro sinal de alergia em um bebê, excluí-lo de sua dieta..

No nascimento, o sistema digestivo do bebê praticamente não tem enzimas para absorver o leite. Recebe todas as substâncias necessárias para melhorar a digestão com o leite materno..

E como o leite é o único tipo de produto que um recém-nascido recebe, as mães precisam monitorar a qualidade e a utilidade de sua nutrição..

Há bebês que estão agudamente reagindo à mudança de novos produtos usados ​​pela mãe. Sua aparência na dieta de uma mãe que amamenta deve ser iniciada com cautela..

Recomenda-se a introdução de até três novos produtos por semana, um em 2-3 dias. Use-os melhor antes do almoço para poder acompanhar melhor a reação da criança.

Se o processo for bem sucedido, a criança não está preocupada com alergias ou cólicas, então você pode começar a entrar no próximo produto..

Não se esqueça da alergia cumulativa, que não é imediatamente visível, mas ao longo do tempo a presença constante do alérgeno na dieta, manifesta-se. Portanto, é melhor no primeiro mês excluir a recepção de produtos alergênicos. Estes incluem:

  • Álcool Proibido продукты для кормящей матери
  • Alimentos fritos e picantes;
  • Café forte, cacau;
  • Produtos semi-acabados;
  • Frutas cítricas;
  • Produtos de confeitaria;
  • Muffin;
  • Bagas vermelhas;
  • Iogurtes contendo corantes;
  • Mel;
  • Leite integral;
  • Produtos obsoletos, desclassificados.

Mesmo a ingestão de leite em grandes quantidades pode levar a reações alérgicas, a adoção de leite integral é especialmente contra-indicada. Portanto, é melhor substituí-lo por produtos lácteos fermentados..

Uma conversa interessante sobre a nutrição da nutriz no primeiro mês pode ser vista na história em vídeo abaixo:

Espremer como estimulação da lactação

Muitos fatores influenciam a formação adequada da lactação. Uma delas é a expressão correta do leite pela mãe..

Atualmente, o bombeamento após cada alimentação não é mais recomendado, deve ser feito em determinadas situações:

  1. Nos primeiros 3-5 dias, quando o leite chega e o bebê ainda não consegue consumir tal volume, recomenda-se decantar para evitar a estagnação no peito. Isso deve ser feito pelo menos três vezes ao dia, até que o próprio corpo comece a regular a quantidade de leite produzida de acordo com as necessidades do bebê;
  2. Se a criança nasce fraca e ainda não pode ter o peito. Para lactação não é violada, recomenda-se que decantar até que o bebê seja totalmente restaurado, até que ele começa a se alimentar;
  3. Se a mãe tomou drogas e então parou de alimentar, então para manter a lactação, o bombeamento constante é necessário;
  4. Se uma situação ocorre quando a permanência conjunta da mãe com a criança é impossível, então para este período também é necessário expressar.

Necessário питьеMesmo para a regulação da lactação requer o modo adequado de beber. Quando amamentando, as mulheres experimentam sede freqüente..

Portanto, é necessário controlar o regime de beber e beber cerca de 2-2,5 litros de líquido por dia. A produção de leite contribuirá com mais bebida quente..

Chá quente de ervas, compota, feito de frutas secas. Existem chás especiais que suportam a lactação, mas é melhor usá-los depois de consultar um médico..

E, é claro, a fixação freqüente do bebê ao seio regulará a quantidade necessária de leite no seio e atuará como um meio natural natural de aumentar a lactação. É necessário alimentar a criança de acordo com sua demanda, aplicando-se alternadamente a um seio, depois a outro.

Refeições para a primeira semana após o parto

O principal é que alimentar uma jovem mãe que amamenta não deve parecer uma dieta. Praticamente em todos os países do mundo não há restrições na comida das mulheres alimentícias.

Se a criança não tem sinais evidentes de alergia, nenhuma dieta especial é atribuída às mães. Somente nos países da Índia e da China, cuja culinária é muito apurada, recomenda-se que as nutrizes limitem o consumo de especiarias.

O requisito mais importante é produtos frescos e de alta qualidade. Definitivamente em todos os países do mundo, recomenda-se parar completamente ou limitar a ingestão de álcool e fumar ao máximo..

No entanto, nos primeiros sete dias após o nascimento, não é necessário experimentar. O bebê se adapta ao mundo exterior, se adapta ao processamento de alimentos e seus órgãos internos.

Portanto, os alimentos devem ser delicados para o trato gastrointestinal da criança, sem alimentos alergênicos, fritos, azedos, picantes e defumados. Certifique-se de beber muita bebida quente, cujo volume pode ser reduzido um pouco por 3-4 dias quando o leite chega, de modo a não provocar congestão no peito.

Mas nos primeiros 7 dias de alimentação da criança, uma dieta rigorosa ainda é necessária. Ao mesmo tempo, precisa de tais produtos:

  1. Carne magra, cozida no vapor ou fervida;
  2. Vários tipos de cereais, com exceção do maná. Cozinhe mingau na água, sem açúcar e sal. Mingau de arroz pode consertar o bebê, por isso deve ser introduzido com cautela;
  3. Legumes processados ​​termicamente, eliminando as variedades vermelhas;
  4. Sopas de vegetais;
  5. Laticínios.
Queijo cottage начинка для блиновPanquecas são doces simples, mas não é à toa que são tão populares. O fato é que as panquecas são universais, porque podem estar com qualquer recheio. Vamos nos debruçar sobre o enchimento da coalhada. Recheio de queijo cottage para panquecas: receitas para escolher. Cozinhe com a alma!

Este artigo apresenta receitas de iogurte natural para o fabricante de iogurte. Muito importante para a digestão normal..

Normalmente, as mães jovens são muito cautelosas ao comer seus doces. Mas os biscoitos galette são tratados com calma. Confira suas receitas de culinária caseira aqui..

Prove o menu da mãe na primeira semana após o nascimento:

  • 1º café da manhã: mingau, cozido em água, sem sal e açúcar, com um pedaço de manteiga. Chá fraco;
  • 2º café da manhã: iogurte natural sem aditivos, sanduíche de pão preto, manteiga, queijo;
  • Almoço: sopa de legumes, purê de batatas na água, um pedaço de carne magra cozida, compota de frutas secas;
  • Seguro: baixo teor de gordura queijo cottage com creme de leite, geléia de frutas secas;
  • Jantar: mingau com legumes, chá de ervas.

Se desejar, você pode tomar um copo de kefir com um biscoito antes de dormir..

Aqui está outro vídeo interessante sobre a nutrição de uma mãe que amamenta após o parto:

A lista de produtos que uma mulher precisa no primeiro mês de amamentação

A tabela abaixo irá ajudá-lo a ler esta lista:

Produtos Variedade Método de cozimento
Carne Carne, coelho, peru Cozido, cozido, tratado termicamente por cerca de duas horas.
Peixe Peixes marinhos com baixo teor de gordura: bacalhau, poleiro, pollock Cozido ou no vapor.
Grumos Trigo, trigo mourisco, arroz, aveia, sêmola Cozido na água, sem sal e açúcar. Munk é introduzido com cautela devido à presença de glúten, que pode causar reações alérgicas em uma criança.
Leite e Leite Azedo Leite, kefir, queijo cottage baixo teor de gordura, leite azedo Consumido sem açúcar. Talvez cozinhar cheesecakes no forno.
O óleo Cremoso, girassol, azeitona É adicionado a vegetais, papas.
Ovos Frango, codorna Frango é usado com cautela devido a possíveis reações alérgicas a proteínas.
Legumes Quaisquer legumes, evitando variedades de vermelho Estufado com água, com a adição de azeite ou óleo de girassol. Pode ser cozido no vapor. Use variedades vermelhas, como beterraba, com cautela e monitore a reação da criança.
Frutas Excluir frutas cítricas e exóticas Não tome com o estômago vazio
Pão Elimine o fermento Limitar a ingestão de pão muito fresco
Macarrão Massa Durum Macarrão com legumes ou carne cozida
Bebendo Água, compota de frutas secas, chá fraco Excluir ou minimizar a ingestão de café..

Uma mulher que amamenta no primeiro mês de sua prole deve comer com freqüência e em pequenas porções. Quando se alimentam, muitas calorias são perdidas, então para sua reposição a jovem mãe deve comer mais do que o normal.

Exemplo de menu mãe de enfermagem em 2-4 semanas:

  • 1º café da manhã: mingau de aveia cozido com leite, chá preto fraco, pão amanhecido, queijo;
  • 2º café da manhã: queijo cottage, com açúcar, frutas;
  • Almoço: sopa, cozida no segundo caldo de carne, purê de batatas ou vegetais, carne cozida, compota de frutas secas;
  • Almoço: iogurte ou kefir com biscoitos;
  • Jantar: legumes no vapor com peixe cozido ou assado, chá.

Dieta для новоиспеченной мамочки

Petiscos de frutas secas, nozes, com exceção do amendoim. No primeiro mês, você deve categoricamente rejeitar vários produtos de confeitaria, pois em sua produção, sabores e corantes são normalmente utilizados, que a criança não precisa de nada e pode afetar gravemente seu bem-estar, causando cólica ou provocando alergias..

Assim, a nutrição da nutriz no primeiro mês é uma etapa importante no período de desenvolvimento do bebê. Seleção adequada e de alta qualidade de produtos para uma mãe que amamenta estabelece as bases para a saúde da criança..

Regime de consumo controlado promove a lactação adequada..

Tendo devidamente organizado o seu menu, você pode ter certeza de que a criança receberá todas as substâncias que ele precisa para desenvolver e crescerá saudável e forte bebê..

Finalmente, decidimos anexar um vídeo em que a questão real do efeito da nutrição da nutriz na cólica da criança levantou-se..

O Dr. Komarovsky responde:

Loading...